sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bahia: Projeto pioneiro no Brasil permite que deficientes auditivos tenham habilitação


A Escola Pública de Trânsito (EPTran), no Detran, apresentou, quinta-feira (25), a segunda etapa do projeto de inclusão dos deficientes auditivos à primeira habilitação. Nesta etapa, profissionais do órgão, como médicos e psicólogos, serão treinados/capacitados com cursos de Libras para o atendimento a pessoa surda no processo de aquisição da primeira habilitação. O projeto é inédito no Brasil.

O evento foi conduzido por Dra. 
Ana Cristina Regueira, diretora da 
EPTran, pelo professor Milton Bezerra, do Centro de Estudos 
Culturais Linguísticos Surdos (Ceclis), e por Dra. Márcia Araújo, coordenadora do Núcleo de Saúde do Surdo. Participaram do encontro aproximadamente 40 deficientes auditivos. A vereadora Fabíola Mansur, presidente da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDEF), foi representada por sua assessoria no encontro.

A primeira etapa do projeto foi implementada na Escola Pública de Trânsito em parceria com Centro de Estudos Culturais Linguísticos Surdos (Ceclis). 
Desde 2009, quando nasceu o programa por iniciativa de Dra. Ana Cristina Regueira, 75 pessoas participaram do projeto piloto que formou 15 condutores. A iniciativa pioneira no Brasil ganhou o prêmio Servidor Cidadão, de Boas Práticas, em 2012, com a terceira colocação entre os 250 inscritos na Bahia.

Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kRDmjMg04cc

As inscrições para a seleção pública já estão abertas. São 5 mil vagas, sendo 5%, ou 250, destinadas aos deficientes auditivo. 
A entrega da documentação para a inscrição desta população ficou definida para os dias 08/05, das 9h às 11h, e 15/05, das 14h às 17h. A Escola Pública de Trânsito, criada pela Portaria nº 1.590, em 19 setembro de 2005, no governo Jaques Wagner, conta com oito veículos 0 km, modelo Celta. Mais informações:www.escolapublica.detran.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário