Biografia

Médica oftalmologista, cirurgiã experiente com mais de 12 mil olhos operados na Bahia, profissional premiada e reconhecida por sua competência, exercício ético, e ações em defesa da Saúde pelos colegas e entidades médicas, na Bahia e no Brasil. Fabíola Mansur nasceu carioca, de família baiana – com avô também baiano e comunista, pai militar e mãe psicóloga. E foi em Salvador, onde reside desde os 15 anos de idade, que construiu sua vida profissional e pessoal. Graduada na UFBA, especialização em oftalmologia, no Hospital das Clínicas e pós-graduação na Universidade de Miami, EUA. Preocupada com gestão faz MBA em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Para a sua constante atualização participa de seminários, congressos, encontros e simpósios nacionais e internacionais, como palestrante.

Seu currículo político, sua coerência e compromisso em defesa profissional dos honorários médicos fizeram com que acumulasse cargos em coordenações/diretorias/presidências de Conselhos, Sociedades, Centros, Institutos, Comissões e Projetos, estaduais e nacionais, tornando-se uma liderança médica com grande reputação entre seus pares, na Associação Bahiana de Medicina (ABM), na Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), na Sociedade de Oftalmologia da Bahia (Sofba). Foi à primeira mulher presidente da Sociedade de Oftalmologia da Bahia e em 2009 é eleita primeira mulher do Nordeste na diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em 70 anos de história da instituição.


Ciente de seu papel social idealiza e promove com seus parceiros, campanhas de combate às principais causas de cegueira tais como: glaucoma, catarata, e retinopatia diabética além de ações educacionais na área de saúde beneficiando mais de 30 mil baianos. Esta postura rendeu-lhe prêmios de destaque em Saúde nas áreas de cidadania. Pela primeira vez candidatou-se a um cargo político, nas eleições de 2010, quando obteve 21. 852 votos para Deputada Estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Dois anos depois, em 2012, Dra. Fabíola Mansur elege-se vereadora de Salvador com 6.524 votos, tendo como plataforma a defesa de políticas públicas para as mulheres, para a população LGBT, para a pessoa com deficiência, fortalecimento da saúde pública através do SUS, do desenvolvimento urbano sustentável e equilibrado, do turismo, da moradia e o resgate da participação cidadã e popular na política, entre outras defesas. No dia seguinte a posse na Câmara de Vereadores de Salvador, 1º de janeiro, a vereadora Dra. Fabíola Mansur (PSB) é eleita pelos colegas de Parlamento a 3ª vice-presidente da Casa. Além disso, Fabíola é presidente da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDEF), colegiado criado por sua sugestão, vice-presidente da Comissão de Saúde e Planejamento Familiar e Seguridade Social da Câmara Municipal e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, para o próximo Biênio 2013-2015. No parlamento, a vereadora Fabíola Mansur ainda exerce a liderança da bancada do PSB.


Curta Fan Page: https://www.facebook.com/fabiolamansur

Seja amigo (a) da vereadora Dra. Fabíola Mansur no Facebook: http://www.facebook.com/FabiolaMansurOficial
Siga a vereadora Dra. Fabíola Mansur no Twitter: http://twitter.com/fabiolamansur_

Nenhum comentário:

Postar um comentário