terça-feira, 9 de julho de 2013

Fabíola quer ampliar voto aberto para cassação de prefeito e vereadores em Salvador

Líder da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto na Câmara de Salvador, a vereadora Fabíola Mansur (PSB) deu entrada, na Mesa Diretora da Casa, na tarde desta segunda (08), ao Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município (LOM) que acaba com o voto secreto para cassação de mandatos de prefeito e vereadores.

“Em nome do interesse público, da democracia, da transparência e do respeito à cidadania brasileira não é mais possível convivermos com a espécie do voto secreto”, destaca a líder do PSB na Câmara. Na semana passada, o Senado aprovou o fim do voto secreto para cassações. A vereadora comemorou o que chamou de “vitória dos cidadãos e cidadãs do nosso país”. “Fico feliz com a aprovação do fim do voto secreto. Espero ver acontecer em nossa cidade”, disse ela.

O projeto de Fabíola segue para avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja aprovado pelo colegiado, o PL segue para o plenário, onde precisa da chancela de 2/3 dos vereadores. A socialista, que lançou campanha pelo “Voto Aberto Já” na Câmara Municipal e nas Redes Sociais em abril, defende que a transparência é fator crucial na atuação parlamentar e que a Casa Legislativa da capital baiana deve seguir exemplo do Congresso Nacional.

Outro projeto já tramita na Câmara Municipal de Salvador, de autoria do presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB). A proposta suprime o inciso II da Lei Orgânica do Município (LOM) que assegura voto secreto na votação das contas do prefeito e nos vetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário