domingo, 14 de julho de 2013

Fabíola pressiona por instalação do Conselho Municipal de Transporte

Mais uma vez a vereadora e líder do PSB na Câmara Municipal de Salvador, Fabíola Mansur, defendeu a necessidade de aprovar a PEC 90 de 2011, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que institui o transporte público como direito social. A proposta foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em junho deste ano e deve seguir par apreciação no plenário.  

Na prática, a PEC garante que o governo destine verba para o transporte público. “Temos que pressionar para que a PEC seja aprovada. Essa deve ser uma luta de todos nós”, afirmou Fabíola durante o seminário “As manifestações de Rua e a Reforma Política com Participação Popular”, promovido pelo PSB, neste sábado, em Salvador. Estiveram presentes ao evento, a deputada federal Luiza Erundina, a presidente estadual da legenda, senadora Lídice da Mata, o deputado Tadeu Fernandes e os vereadores Fabíola Mansur e Silvio Humberto, ambos de Salvador, além de lideranças de vários municípios baianos.

Fabíola fez questão de pedir mais uma vez que seja instalado o Conselho Municipal de Transporte, criado em 1995, na administração da então prefeita Lídice da Mata, e extinto na gestão de Antonio Imbassahy (PSDB), à época no PFL.

COMPETÊNCIA - Compete ao Conselho aprovar o Plano Diretor de Transporte Urbano, definindo normas e diretrizes de planejamento e execução do Sistema de Transporte Coletivo; fiscalizar e acompanhar a implantação do Plano Diretor de Transportes Urbanos de Salvador; participar da discussão da política de tarifas do Sistema de Transportes Coletivos Urbanos; emitir parecer sobre a política de transportes urbanos da cidade do Salvador; avaliar o termo de permissão para a execução e exploração dos serviços regulares de Transporte Coletivo, bem como sugerir ao Poder Executivo Municipal a revisão dos termos de permissão.
A vereadora lembrou que a questão do transporte público sempre foi uma pauta defendida pelo PSB, muito antes do Movimento Passe Livre ir às ruas. “Não estamos pongando na pauta de ninguém. Nosso partido sempre falou sobre o transporte público”, assinalou.

Convidada a palestrar no evento, Luiza Erundina falou do que chamou de grande problema do transporte capital baiana: a falta de alternativas para a mobilidade. “É preciso ter um transporte de massa, um metrô, trem, integração entre sistemas, com uma tarifa que inclua  todos esses custos, mas que não recaía no bolso do trabalhador”.

TRANSPARÊNCIA - Fabíola lembrou também da campanha pelo voto aberto - seja nas votações das contas do prefeito, em vetos ou em cassação de mandatos de prefeito e vereadores. “A lei da Transparência é do senador João Capiberibe, do nosso partido. É o PSB sempre na vanguarda dos assuntos de interesse para o Brasil”.


A lei da transparência entrou em vigor em maio de 2010. Ela obriga a transparência de todas as contas públicas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios com mais de 100 mil habitantes na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário