quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fabíola participa de protesto contra importação de médicos estrangeiros

Fabíola (foto) comemorou a sanção do PCCV pelo governador.
Médicos de todo o país fizeram nesta quarta-feira (03) atos públicos para protestar contra a vinda de profissionais estrangeiros para o Brasil sem a revalidação do diploma pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida. Eles também protestaram contra a corrupção, por mais investimentos na saúde, em defesa do ato médico e da carreira de Estado para os profissionais de saúde.

A Associação Baiana de Medicina (ABM), Cremeb e Sindimed-BA lideraram a caminhada realizada em Salvador, que contou com a participação da vereadora Fabíola Mansur (PSB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, de médicos, residentes e estudantes de Medicina. Eles saíram do Largo do Campo Grande em direção a Praça Castro Alves e defenderam o fortalecimento do SUS.


Durante o percurso pela Avenida 7 os médicos ganharam o apoio da população. Uma das principais críticas do subfinanciamento da saúde no Brasil, a vereadora Fabíola Mansur afirmou que o ato mostrou a força da categoria em lutar pelo fortalecimento da saúde pública no país. Para ela, a caminhada que reuniu mais de 3 mil médicos nas ruas de Salvador foi um “marco histórico no mês da independência do Brasil na Bahia”. De acordo com Francisco Magalhães, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), o Brasil possui 400 mil médicos.


PCCV aprovado - Mais cedo, na Sala de Reuniões da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia,Fabíola acompanhou a sanção do Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos médicos da Bahia, feita pelo governador Jaques Wagner na presença dos presidentes do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, do presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Abelardo Menezes, do presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Antônio Carlos Vieira Lopes.  “É um marco histórico que resgata pleito dos médicos de 30 anos. As negociações duraram 2 anos com as entidades medicas, como Sindmed, Cremeb e ABM, da qual fiz parte da 1ª rodada de negociação, em 6 de julho de 2011, como diretora de defesa profissional da Associação Bahiana de Medicina. Hoje fico feliz que tenha resultado no PCCV, que valoriza os médicos baianos. Fico muito feliz com a assinatura e sanção do governador, neste dia histórico para a saúde pública do nosso estado”, comemorou a líder do PSB na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário