terça-feira, 30 de julho de 2013

Comissão da Pessoa com Deficiência se reúne com Seteps

Comissão reunida com diretores do Seteps
Em busca de resolver as questões relativas ao passe livre, a presidente da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Câmara Municipal de Salvador, Fabíola Mansur (PSB), e conselheiros da CPDEF, estiverem reunidos, na manha desta terça-feira (30), com o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Seteps), Horácio Brasil, e o diretor de Projetos, César Nunes.

No encontro, foram discutidas a retenção ilegal da carteira do passe livre, a desumanização do tratamento dispensado a pessoa portadora de deficiência por parte dos prepostos da Unidade  Geral da Pessoa com Deficiência (UGPD).  Para Fabíola, a intenção do encontro é o de construir pontes para viabilizar os projetos pleiteados pelas pessoas com deficiência, as quais estão também representadas pela comissão. “Vamos construir pontes. Vamos manter o diálogo, mostrar projetos no sentido de melhorar e facilitar a vida das pessoas com deficiência", afirmou Fabíola.

Segundo Cristina Gonçalves, conselheira da Comissão Especial em Defesa da Pessoa com Deficiência, há na Defensoria Pública seis mil processos por conta, sobretudo, da retenção ilegal da carteira de passe livre. Desse total, a Justiça concedeu liminar favorável a aproximadamente 1.900 usuários.

Além de novas demandas apresentadas ao Seteps, a comissão teve acolhido um pleito apresentado durante audiência ‘Acessibilidade pede socorro’, ocorrida em 18 de junho, quando foi pedido ao Seteps que fizesse uma campanha de chamamento para que as pessoas com deficiência fizessem o recadastramento da carteira do passe livre. Segundo o diretor de Projetos da entidade, César Nunes, desde ontem (segunda-feira – 29), há campanha publicitária sendo veiculada nas rádios. 


Superintendente do Seteps, Horácio Brasil disse estar disposto a manter o diálogo com a Comissão e mostrou-se também receptivo a ideia de humanizar o atendimento da UGPD.


Na próxima sexta-feira (2), será a vez de a Comissão se reunir com o secretário de Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, para tratar das mesmas demandas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário