sábado, 9 de março de 2013

Trabalhar em Rede fortalece enfrentamento à violência contra mulher, sugere Fabíola Mansur

Vereadora socialista representou a Câmara Municipal em evento do Sindicato dos Comerciários, comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Comerciários de Salvador realizou, na quinta (7), a 3ª Feira de Cidadania da Mulher Comerciária. A vereadora Fabíola Mansur (PSB), 3ª vice-presidente da Câmara Municipal, participou do evento representando o presidente da Casa, vereador da Paulo Câmara (PSDB). O encontro aconteceu na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping Iguatemi, e foi conduzido por Cherry Almeida, responsável pela Secretaria de Gênero da entidade. O tema do encontro desse ano, “Comerciárias pelo fim da violência contra a mulher”, de acordo com ela, foi escolhido para debater o enfrentamento à violência sexista e a promoção da mulher na sociedade.
Para a vereadora Fabíola Mansur a iniciativa do Sindicato, que já parte do calendário da cidade no mês de março, merece aplausos e contribui para ampliar o debate sobre o fortalecimento de políticas públicas para às mulheres na capital baiana.  “O combate e enfrentamento a violência, com igualdade de gênero e oportunidades não tem sido tão debatido na proporção que deveria ter avançado. Nós que somos hoje 52% do eleitorado do país, e, aliás, as mulheres comerciárias são 52% de todos os comerciários, veja que somos maioria, no entanto nossa participação na politica é inferior. E é na política que podemos transformar as ideias nascidas nos debates em projetos e leis que beneficiem à mulher”.
A socialista avalia também que o trabalho integrado dos movimentos feministas pode contribuir para neutralizar a violência contra mulher. “Nós precisamos trabalhar em rede para enfrentar a violência contra mulher, porque se não trabalharmos em rede, nada vai acontecer”, frisou, ao criticar a impunidade no Brasil. “Apesar dos avanços trazidos pela Lei Maria da Penha, a impunidade continua aí. Menos de 70% das agressões, das quais as mulheres são vítimas da violência doméstica, não são denunciadas por conta do medo, por conta da esperança que a mulher tem em reverter à situação”, alertou Fabíola, que em janeiro, em encontro com o prefeito ACM Neto, sugeriu a criação da Ouvidoria Municipal Especial da Mulher para ampliar a rede de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência.
Além da vereadora Fabíola Mansur (PSB), participaram do ciclo de debates, que aconteceu das 9h às 16h, Rosane dos Santos e Vânia Seixas, Delegadas responsáveis pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) de Brotas e Periperi, Laura Argolo, Delegada responsável pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente –DERCA, Izabel Alice, representando a Secretaria de Segurança Pública, Dra. Olveranda Ribeiro, da 13ª delegacia de Cajazeiras, Joelson Dourado, presidente do Sindicato dos Comerciários, Reginaldo Oliveira, presidente Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-Bahia), Adilson Alves, presidente da Sintrasuper e representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); do Ministério Público da Bahia; e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário