sábado, 9 de março de 2013

Sessão Especial lança campanha pelo fim da violência contra mulher em Salvador


A Câmara Municipal de Vereadores promove na próxima segunda-feira (11), às 18 horas, uma Sessão Especial em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Por iniciativa da vereadora Fabíola Mansur (PSB) e com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da qual a socialista é membro, será assinado o termo de compromisso de Salvador com a campanha “Quem Ama Abraça”. Ela tem o objetivo de disseminar a mensagem de que as mulheres têm o direito de viver sem violência e com paz e busca fortalecer a luta pelo fim da violência contra a mulher. O ato contará com a presença da coordenadora executiva da campanha e da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher, além de outras autoridades.
Estatísticas - Em Salvador, nos primeiros 50 dias do ano, foram registradas 1.702 ocorrências de violência contra a mulher, sendo 696 apenas no carnaval. Os dados computados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, situadas em Brotas e em Periperi, revelam que no período foram registrados, em média, 34 casos de violência de gênero na cidade. Em 2012, foram registradas nessas delegacias 10.352 queixas.
Segundo levantamento da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), a Bahia aparece em quinto lugar no ranking nacional de denúncias de violência contra mulher de janeiro a março deste ano. O estado registra 264,03 casos a cada grupo de 100 mil mulheres.
Para mudar esta realidade, além de fortalecer políticas públicas e educativas, a vereadora Fabíola Mansur considera importante a participação da sociedade e dos veículos de comunicação na divulgação da campanha “Quem Ama Abraça” para ajudar a fortalecer a rede de conscientização e o enfrentamento à violência sexista.   
História - A campanha Quem Ama Abraça foi lançada no Rio de Janeiro em 2011 para marcar os 30 anos do Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres. Ela é uma ação idealizada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater.
Estrelas da MPB, sertanejo, samba e axé, que apoiam a iniciativa, emprestaram seu talento, gratuitamente, à música tema da campanha, composta por Gabriel Moura e Rogê.  
As baianas Daniela Mercury e Margareth Menezes, além de Carlinhos Brown e Daniel Boaventura, participam do clipe, que teve direção musical de Guto Graça Mello.
A campanha Quem Ama Abraça! compreende a produção, gravação e veiculação de um videoclipe dirigido por Denise Saraceni e apresentado por Elisa Lucinda, com conteúdo alusivo à luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário