quarta-feira, 22 de maio de 2013

Na Câmara, Fabíola Mansur crítica subfinanciamento e enaltece Conselho Municipal de Saúde


Na sessão especial comemorativa aos 23 anos do Conselho Municipal de Saúde, realizada nesta terça-feira na Câmara de Vereadores por iniciativa da Comissão de Saúde, a vereadora Fabíola Mansur (PSB), vice-presidente do colegiado, enalteceu o papel do órgão consultivo para o fortalecimento da saúde em Salvador.

“O Conselho é um importante espaço de contribuição, consulta, controle social e popular para a saúde de nosso município”, destacou Fabíola.


“Uma sessão especial como esta é importante e significativa no processo de construção do diálogo, debate, consenso, compromisso, resolutividade, do SUS de qualidade que todos nós queremos. A gente quando celebra os 23 anos (do Conselho Municipal de Saúde) estamos festejando o próprio SUS. Aceitar o desafio de avançar, participando, criticando, porque esse é o jeito de avançar democraticamente. Acho que essa sessão contribuiu muito para isso”, acrescentou a socialista, que dividiu a presidência da solenidade com o vereador J. Carlos Filho (PT), presidente da Comissão de Saúde na Câmara.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marco Antônio Sampaio, criticou a secretaria de saúde do município. Para ele o debate em prol de uma saúde gratuita e de qualidade é salutar para que Salvador avance num dos setores mais fragilizados e vulneráveis da cidade. “Se a gente for fazer essa avaliação de baixa resolução (no setor), é por conta do desrespeito a este Conselho. O Conselho faz suas resoluções, mas que são desrespeitadas. Acho legítima a cobrança de quem participa. O secretário precisa entender que ele precisa está presente, os distritos também. Os coordenadores precisam respeitar o espaço do Conselho”. O secretário José Antônio Rodrigues apontou o orçamento como um dos grandes entraves para a saúde do município de Salvador. 

Principal apoiadora na capital baiana do movimento nacional Saúde + 10, que defende 10% do repasse das Receitas da União para a saúde pública, Fabíola Mansur criticou o subfinanciamento e solidarizou-se com os médicos do SAMU. Em greve desde a última terceira-feira (14), eles protestaram contra as condições precárias de trabalho e reivindicaram melhores condições salariais na sessão.   

Também participaram da cerimônia Dr. José Raimundo, diretor da Sesab, representando o secretário Jorge Solla, o deputado estadual José de Arimatéia (PRB), os vereadores Gilmar Santiago (PT) e Aladilce Souza (PC do B), o promotor público Estadual, Rogério Queiroz, representantes do Cremeb, Dr. Francisco Magalhães do Sindicato dos Médicos da Bahia, Dra. Milena Ramos e outros médicos do SAMU, Ubiraci Matildes, do Conselho Nacional de Saúde, Everaldo Braga e Fabio Ferreira, membros do Conselho Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário