sexta-feira, 10 de maio de 2013

Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz primeira reunião


A Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDEF), da Câmara de Vereadores, realizou, na quinta-feira (9), a sua primeira reunião de trabalho. O colegiado, criado por sugestão da sua atual presidente, vereadora Fabíola Mansur (PSB), foi inaugurado na sessão especial do último dia 25, com o tema “Nada Sobre Nós Sem Nós”. A acessibilidade em Salvador pautou as discussões no encontro de ontem à tarde.

Fabíola destacou à importância de se criar um canal de comunicação (ouvidoria) que receba críticas, denúncias e sugestões envolvendo a acessibilidade na cidade. A vereadora também identificou a necessidade da criação de um órgão municipal para incluir todas as demandas de acessibilidade do município. Além disso, Fabíola Mansur ressaltou a importância de fazer mapeamento de cada um dos programas federais na Bahia, através das secretarias de Estado e do Município, para checar a sua aplicação em Salvador. A vereadora socialista lembrou também que não existe política de atenção às pessoas com deficiência auditiva.

Na reunião ficou decidido que a CPDEF e uma comissão formada por entidades e lideranças que defendem os direitos das pessoas com deficiência vão fazer visitas às escolas para identificar as que carecem de equipamentos de promoção da acessibilidade. Essas visitas técnicas serão estendidas a órgãos e equipamentos públicos e privados, num segundo momento, com o objetivo de garantir o direito à acessibilidade do cidadão, como determina a Legislação vigente, a exemplo da Lei 10.098/2000, que estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade. A obra do cais do porto de Salvador, por exemplo, será um dos pontos a ser visitado. O objetivo é fiscalizar a acessibilidade no local.  

Cristina Gonçalves, 52, coordenadora da Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI), considerou a iniciativa da Comissão “muito boa”. Os participantes da reunião criticaram o fato de Salvador não ser inclusiva e acessível e avaliaram que, com o colegiado, ações concretas poderão garantir resultados positivos à cidade.  

Participaram do encontro José Ednilson Almeida do Sacramento, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), professor Milton Bezerra, presidente do Centro de Estudos Culturais e Linguísticos Surdos (CECLIS), Dra. Márcia Araújo, coordenadora do Núcleo de Saúde do Surdo, Cristina Gonçalves, Gilson Coelho e Edson Claudio Marques Vilas Boas, da Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI), Mônica Teixeira, representando o vice-presidente do colegiado, vereador Leo Prates e Lívia Borges, da Associação Baiana de Síndrome de Down (Ser Down).

Fabíola Mansur abre trabalhos da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Sessão abre trabalhos da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Nenhum comentário:

Postar um comentário