segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mortalidade Materna é tema de sessão especial na Câmara

Mortalidade Materna e a Ação pela Saúde das Mulheres serão temas debatidos nesta terça-feira (28), às 9 horas, na Câmara Municipal de Salvador, em sessão especial proposta pela vereadora Fabíola Mansur (PSB). O evento acontece no Plenário Cosme de Farias com entrada gratuita.
O objetivo da solenidade, de acordo com a socialista, é discutir assuntos relacionados aos temas, alertar a sociedade e autoridades e destacar que todas as mulheres têm direito à gravidez desejada, à atenção de alta qualidade, humanizada e não discriminatória, no pré-natal, durante a gestação e no pós-parto. Através da portaria 663/94 o Ministério da Saúde escolheu o dia 28 de maio, data que marca o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, para ser símbolo da luta Nacional pela Redução da Mortalidade Materna.
Problemas relacionados à gravidez levam aproximadamente 287 mil mulheres a morte, diariamente, no mundo, segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil essa é uma das dez principais causas de morte de mulheres com idade entre 10 e 49 anos. Pesquisa divulgada ano passado pelo Ministério da Saúde apontou, no entanto, queda de 21% da mortalidade materna no país. Os números, porém, continuam a preocupar. Entre janeiro e setembro de 2011 as mortes decorrentes de complicações na gravidez e no parto totalizaram 1.038. No mesmo período de 2010, essa estatística foi ainda maior com 1.317 mortes.
Uma tragédia, a atingir mulheres e crianças, que não pode ser ignorada pela sociedade e pelo poder público, alerta a vereadora Fabíola Mansur, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, que irá presidir a sessão especial nesta terça-feira (28). Na Bahia, a secretaria de saúde do estado contabilizou apenas 90 óbitos de casos de mortalidade materna, número 26% menor do que o registrado no mesmo período de 2010.
Participarão do evento a regional da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, que fará palestras com Maria José Araújo, sobre Mortalidade Materna, e Greice Menezes, que apresentará os dados de pesquisa realizada em hospitais do Brasil inteiro sobre a realidade do atendimento às mulheres em situação de aborto legal. Também estão convidados a participar da Mesa, a Regional da Articulação de Mulheres Brasileiras, o Instituto ODARA, o Centro da Mulher Baiana (CEM), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAFRO),  o Ministério Público, o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), a Maternidade Tsylla Balbino, os secretários de Saúde do Estado e do Município, respectivamente, Jorge Solla e José Antônio Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário