segunda-feira, 6 de maio de 2013

Candomblé, assim como outras religiões, precisa ser respeitado, afirma Fabíola Mansur

Em discurso feito no plenário da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (6), a vereadora Fabíola Mansur (PSB) considerou inconstitucional o projeto de Lei 308/2013 que pretende proibir a oferenda de animais nos terreiros de candomblé, em Salvador. A líder do PSB reforçou seu apoio e respeito à religião e cultura de matriz africana e defendeu requerimento da vereadora Aladilce Souza que transformou a Sessão Ordinária desta tarde em Especial para ampliar as discussões dando voz às lideranças religiosas. 

A Constituição Cidadã de 1988, em seu artigo 5º, garante a “liberdade de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

“Nós do PSB, que defendemos as liberdades individuais, a liberdade de culto, e consideramos o projeto do vereador Marcell Moraes Inconstitucional, ratificamos nosso apoio à religião de matriz africana e apoiamos a proposta da vereadora Aladilce Souza em transformar esta Sessão Ordinária em Especial para que possamos ouvir o povo presente na Galeria desta Casa”, afirmou Fabíola. 

Ante as lideranças religiosas, que deixaram a Galeria para acompanhar a Sessão Especial direto do Plenário Cosme de Farias, a vereadora socialista afirmou ainda que o Candomblé, como todas as religiões, precisa ser respeitado. 
Fabíola também destacou que a sessão especial para ouvir lideranças religiosas entra para a história da Câmara Municipal. 

“Povo de Santo unido faz história. Não se mexe com a religião que mais protege a Natureza. Esta Casa é a Casa da Democracia, a Casa do Povo e do Povo de Santo. O candomblé é a ponte entre o humano e o divino. Todas as religiões tem que ser respeitadas. Não se pode ter projeto que desrespeite a tradição, a nossa cultura, a nossa história. Democracia é respeitar a tradição, a religião, a Constituição. Enquanto Oxóssi me guiar, projetos como esse não passarão nesta Casa com meu apoio”, pontuou aplaudida pela plateia. 

Um comentário: