sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Anemia Falciforme é debatida na Câmara Municipal

Por ser a cidade com maior número de negros, Salvador foi escolhida pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado parta debater políticas de concessão de benefícios para pessoas com doenças hereditárias associadas a fatores raciais, a exemplo da anemia falciforme. O próximo encontro deve acontecer em Brasília. O debate foi capitaneado pela senadora baiana Lídice da Mata (PSB). Em Salvador, segundo o Mapa da População Preta & Parda no Brasil,  743,7 pessoas se declararam negras.

O debate, ocorrido na tarde desta sexta-feira, no Centro de Cultura da Câmata, contou com a participação dos vereadores Fabíola Mansur e Silvio Humberto, ambos PSB, e Odiosvaldo Vigas (PDT).

A senadora Lídice da Mata (PSB), requerente do evento, enfatizou a importância em discutir o tema em Salvador, cidade com maior representatividade afrodescendente do Brasil, mas também destacou o objetivo de estender ações para outras cidades. “É preciso reforçar o empenho para que a assistência aos portadores da doença seja realmente integral, abrangendo todos os estados”. 

De acordo com a proposta do debate, a população negra é acometida por estas enfermidades por conta da questão socioeconômica em que estão submetidos, sendo esta parcela negligenciada pelo sistema de saúde. 

A vereadora Fabíola Mansur (PSB) afirmou que a enfermidade possui efeitos devastadores para as classes mais desamparadas.

O vereador Sílvio Humberto (PSB) afirmou que, apesar dos problemas, a população negra está acostumada a lidar com as adversidades e com o “enfrentamento diário contra o racismo”.

Já o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) defendeu o debate ocorrido na Câmara como “uma das vertentes para a inclusão social”.

DADOS ALARMANTES - De acordo com estudos do Ministério da Saúde, na Bahia a anemia falciforme acomete um em cada 650 nascimentos, justamente por ter um maior número de pessoas de origem afrodescendente. Em seguida vem os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde apontam para a existência de uma relação silenciosa entre os portadores da anemia falciforme. Evidências informam que pessoas estão vivendo sem o diagnostico e por conta disto, muitas morrem sem saber que possuem a doença.

A coordenadora Nacional para Doença Falciforme, Joice Aragão, defendeu as ações realizadas pelo Ministério da Saúde e afirma que um novo tempo para as anemias falciformes já é uma realidade no país.
Além de Joice Aragão, a mesa técnica contou com a presença de Mitermayer Galvão, pesquisador da Fiocruz-BA; Eduardo Luiz Mota, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Helena Pimentel, médica geneticista; GildásioDaltron, coordenador do Departamento de Cirurgias da Ufba; e Altair dos Santos Lira, coordenador financeiro da Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes - ABADFAL. 



Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp ..... +2347081986098

    ResponderExcluir