quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Audiência Pública debate doação e transplante de órgãos na Bahia

A situação da doação de órgãos e transplantes na Bahia foi tema de audiência pública, na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia legislativa da Bahia. Requerida pelo deputado José de Arimatéia (PRB), o encontro objetivou discutir entraves no setor e sensibilizar a população para a grande necessidade de aumentar o número de doação de órgãos no Estado.

A vereadora Fabíola Mansur (PSB), que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, foi representada na audiência pública pelo assessor especial Marcelo Cerqueira, que, a pedido da edil, colocou o mandato para trabalhar em prol da doação, especialmente na  divulgação de campanhas que possam sensibilizar a sociedade da importância de doar e salvar vidas. Por ser médica oftalmologista, disse Cerqueira, a vereadora solicitou informações sobre a situação das pessoas que esperam um transplante de córnea na Bahia.

De acordo com o médico José Walter dos Santos, representando o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, o tempo de esperar recuou de um ano para seis meses. Atualmente, 788 pessoas esperam por um transplante de córnea na Bahia. Já a fila de espera por um rim é de 1.048 pessoas.

Como resultado da participação do mandato na audiência, a vereadora Fabíola Mansur se comprometeu, especialmente, em colocar energia na divulgação da campanha de sensibilização. Diversas atividades foram planejadas, a exemplo da realização de uma audiência pública sobre transplantes na câmara Municipal de Salvador, envolvendo órgãos públicos, entidades da sociedade civil, artistas e transplantados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário