quarta-feira, 8 de maio de 2013

Atuação de optometristas coloca em risco saúde ocular de pacientes em Salvador, denuncia Fabíola Mansur


Vereadora faz grave denúncia e exige mais fiscalização e atuação do poder público no combate a optometria não médica. Ontem, 7 de maio, foi comemorado o dia do oftalmologista



Com os Projetos de Indicação nº 24/2013 e nº 25/2013, aprovados pela Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Fabíola Mansur (PSB) quer “medidas urgentes” da prefeitura na fiscalização e cassação de alvarás de funcionamento de consultórios médicos em óticas e estabelecimentos similares que oferecem serviços oftalmológicos, privativos e exclusivos de médicos especializados em oftalmologia.  

“O exame ocular completo só pode ser realizado por médico oftalmologista e o exercício ilegal da medicina por optometristas não médicos deve ser combatido com rigor pela prefeitura, através da Vigilância Sanitária e da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) em obediência aos decretos vigentes nº 20.931/32 e nº 24.492/34”, observa a pessebista, que parabenizou da Tribuna do Plenário Cosme de Farias os colegas ofatlmologistas pela passagem do seu dia, ontem, e os vereadores por ter aprovado as proposições.  

De acordo com a autora dos projetos, em alguns desses estabelecimentos, técnicos optometristas oferecem exames e prescrições de óculos e lentes de grau “indiscriminadamente” na cidade. A socialista considera a conduta “gravíssima” por, além de ilegal, colocar em risco a saúde ocular dos cidadãos. Ela sustenta que a atuação dos optometristas na prescrição de receitas de óculos e lentes de contatos tem ameaçado a saúde ocular das pessoas, podendo gerar sérios danos resultantes de falhas ou erros no diagnóstico. “Os diagnósticos e prescrições erradas podem causar grave comprometimento ou perda da visão”, grifa Fabíola, que é médica oftalmologista e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Salvador.

Outro fato agravante, na opinião da líder do PSB na Câmara, é a prática da propaganda enganosa, como a que acontece na cidade, que oferece exame de vista realizado por optometristas em troca da compra de óculos, o que constitui venda casada, proibida na Constituição, e que fere o Código de Defesa do Consumidor por induzir em erro o cidadão.  

Fabíola Mansur assegura ainda que os optometristas não possuem conhecimento técnico específico para fazer consultas, diagnósticos e prescrever exames. Ela argumenta que as prescrições médicas, “realizadas indevidamente por optometristas”, configuram exercício ilegal e irregular da medicina. “Portanto, devem sofrer as punições também no município na forma da Lei”, pontua a autora das proposições ao lembrar que o Conselho Regional de Medicina da Bahia, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), a Associação Bahiana de Medicina (ABM), o Ministério Público Federal, seção Bahia, Ministério Público da Bahia, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal já se pronunciaram contrários ao exercício ilegal da atividade oftalmológica por optometristas.

Leia também:

2 comentários:

  1. Dra. Mansur o Optometrista é o profissional não-médico especialista da visão. Não utiliza qualquer equipamento ou técnica invasiva ao corpo humano. Todos os seus equipamentos são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido visual, não fazendo uso de medicamentos e/ou métodos cirúrgicos.
    Habilitado pelo MEC, regulamentada pela Classificação Brasileira de Ocupações, pertence à família nº 3223-05 do Ministério do Trabalho e Emprego.
    A optometria possui reconhecimento de "Organizações Internacionais" como:
    OMS - Organização Mundial da Saúde
    A optometria ocupa a cadeira de nº187 e seu slogan é: Optometria - Primeira barreira contra a cegueira mundial.
    OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde
    Preconiza desde 1984 sobre a importância da atenção primária como pilar da saúde visual.
    ONU - Organização das Nações Unidas
    Reconhece a profissão de Optometrista como prestador de serviços de atendimento primário da visão.

    ResponderExcluir
  2. VEREADORA FABÍOLA MANSUR DECLARA GUERRA À PROFISSIONAIS IDÔNEOS
    Os Optometristas sempre deram muita ênfase, muito “ibope” para a Senhora Fabíola Mansur. Não é possível que uma única pessoa seja capaz de destituir uma profissão idônea. Não é possível que uma única vereadora tenha força para determinar os rumos de tantos profissionais sérios e inverter a ordem natural das coisas, pois, o natural é a implantação da Optometria na Bahia e no Brasil, este é um processo irreversível, irrefutável e absolutamente benéfico para toda a população, e não é uma simples vereadora que vai mudar o presente e o futuro.
    A senhora Fabíola Mansur já disse qual será sua bandeira principal na Câmara de Vereadores de Salvador, lutar contra a Optometria. Triste e revoltante objetivo. Ela mal começou sua vida de parlamentar e já foi infectada pelo vírus que acomete quase todos os políticos brasileiros, o vírus da ineficiência, da arrogância (embora este ela já era portadora antes da eleição). O vírus da incapacidade de enxergar o que realmente é relevante para a sociedade, o vírus da bandalheira com o dinheiro público e com as principais demandas sociais realmente importantes. Lamentavelmente os Optometristas estão dando importância demais para mais um político desprovido de sensibilidade social, mais um político portador de altíssima “miopia social”. Mais um político alheio aos anseios reais de seus eleitores.
    Não devemos agir assim, não devemos dar a esta parlamentar a mídia que a mesma procura. Devemos sim, cobrar da mesma o que lhes compete como vereadora eleita democraticamente, ou seja, que trabalhe arduamente para resolver os enormes problemas que nossa cidade enfrenta.
    É lamentável que os pouquíssimos políticos sérios deste país apenas “legitimem” a atuação da grande maioria aética. A vereadora Fabíola Mansur apenas engrossa essa grande maioria de aéticos e fanfarrões que se dizem representantes do povo.
    É por isso que sempre digo, tem momentos que dá inveja de quem mora numa nação séria, num país de políticos comprometidos verdadeiramente com o povo.
    Aviso a senhora Fabíola Mansur: canalize suas energias para combater os desvios de dinheiro público, para melhorar a mobilidade em nossa cidade tão castigada, trabalhe para que a prefeitura equipe os postos de saúde nas periferias da cidade, enfim.
    Vamos lá colegas, vamos enumerar mais tarefas relevantes para a vereadora (a propósito, ela é doutora? Fez doutorado?) Fabíola Mansur se ocupar, quem sabe assim ela ganha nossa admiração.
    Artemir Bezerra

    ResponderExcluir